Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

ORIENTAÇÕES PARA CIRURGIAS

Orientações > Orientações
para cirurgias

O contato para confirmar a realização dos procedimentos eletivos é feito 48h antes da cirurgia. Além de telefonema, o paciente também recebe a confirmação via SMS.

A orientação é chegar ao hospital duas horas antes do horário marcado para o procedimento cirúrgico, na Recepção Central, portando obrigatoriamente a seguinte documentação:

- Documento de identificação com foto;

-CPF;

- Guia de Internação Hospitalar (GIH) ou o número da autorização do procedimento;

- Todos os exames pré-operatórios solicitados pelo médico assistente de referência;

- Termo de Consentimento Informado da Cirurgia e o Termo de Consentimento Informado da Anestesia, ambos devidamente assinados pelo médico, paciente e testemunha. Para saber mais sobre o Consentimento Informado, clique aqui.

 A ausência destes documentos pode ocasionar o cancelamento da cirurgia.

Reserva de Sangue: Caso seja necessária a reserva de sangue para o procedimento, conforme solicitação médica, o paciente deve dirigir-se ao Banco de Sangue do Hospital para coletar uma amostra. A coleta deve ser feita três dias antes da cirurgia.

O que mais trazer: Produtos de higiene pessoal (escova e pasta de dente, sabonete, pente, etc) e roupa de cama e banho para o acompanhante.

Importante: Evite trazer objetos de valor.

Em caso de dúvidas relacionadas à internação, o cliente pode ligar para os telefones: 3335-5160 ou 3335-5159.

Cuidados no pré e pós -operatório

O pré-operatório é fundamental para o sucesso de uma cirurgia. Para manter a segurança e contribuir para uma recuperação mais rápida e tranquila, confira algumas orientações que podem ser adotadas antes da ida ao hospital, em especial nos três dias que antecedem a cirurgia. As dicas são válidas para cirurgias e partos.

Durante o banho, utilize uma solução degermante antisséptica clorexidina a 2% e uma esponja nova. Clique aqui e conheça o passo a passo para a assepsia correta.

É importante também não raspar ou depilar os pêlos da área a ser operada. Caso necessário, pode ser utilizada uma tesoura para apará-los.

As práticas citadas são fundamentais para garantir um pós-operatório seguro.