Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

BOAS PRÁTICAS

Cuidados com a Segurança >
Boas práticas
Núcleo de Segurança do Paciente

A Unimed Vitória zela pelas boas práticas para manter o cuidado ao paciente de forma segura.

Em suas unidades, inclusive no Hospital Unimed, conta com um Núcleo de Segurança do Paciente, que realiza atividades para prevenir eventos adversos, ou seja, complicações indesejadas decorrentes do atendimento ao paciente.

A Cartilha de Segurança do Paciente, formulada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), orienta sobre os cuidados necessários para garantia da saúde e segurança. Clique aqui para acessar o conteúdo completo da cartilha.

Consentimento Informado

O Termo de Consentimento Informado é um documento que representa a manifestação expressa da vontade do paciente ou de seu responsável, referente à realização de alguma cirurgia ou procedimento a que será submetido. O Consentimento livre e esclarecido visa orientar os clientes quanto aos riscos de cirurgias ou exames que irão realizar, proporcionando mais segurança. Por isso, a sua apresentação é obrigatória, junto aos demais documentos.

O Termo de Consentimento Informado da Anestesia deve ser adquirido no dia da Consulta pré-anestésica, que pode ser agendada pelo telefone 3335-5026. Nesta consulta, o paciente é avaliado pelo médico anestesiologista. Essa medida visa garantir a segurança e reduzir os riscos, por meio da orientação sobre os cuidados pré e pós-operatórios. Entre outras informações, permitirá ao profissional que fará o procedimento conhecer o histórico clínico do paciente e, assim, escolher a técnica de anestesia adequada à cirurgia eletiva.

Ao se preparar para cirurgia eletiva ou quando for acompanhar um familiar na consulta anterior ao procedimento, lembre-se de solicitar o termo de Consentimento Informado por escrito. A disponibilização desse documento é direito do paciente e uma obrigatoriedade para os médicos.

 
Campanha do Silêncio

No Hospital Unimed Vitória (HU), a preocupação com o bem-estar e recuperação do paciente está presente nos mínimos detalhes. Cuidado que se estende até ao controle dos ruídos nas dependências da unidade, por meio da Campanha do Silêncio.

Ações

As ações da campanha objetivam manter um ambiente tranquilo e silencioso para o cuidado com os pacientes, contribuindo para uma estadia tranquila e, consequentemente, a melhora do quadro clínico.

Silenciômetro: Para promover o engajamento do público interno, a cooperativa instalou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral do HU o Silenciômetro, que mede os decibéis do ambiente e emite alerta luminoso todas as vezes que o som fica acima do recomendado.

Patrulha do Silêncio: A equipe de Fonoaudiologia do Hospital Unimed – que compõe a Patrulha do Silêncio - realiza medições de ruídos nas áreas assistenciais do Hospital, com um decibelímetro.

A iniciativa visa conscientizar sobre a importância do silêncio, envolvendo profissionais que atuam na unidade e acompanhantes dos pacientes internados.